A edição de 2024 da Feira de Sant’Iago, que o presidente da Câmara Municipal de Setúbal destaca ter uma programação cuidada, diversificada e para vários públicos, foi oficialmente apresentada no dia 16, no Mercado de Nossa Senhora da Conceição.
O maior certame da região volta a ter encontro marcado com centenas de milhar de visitantes no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, entre 25 de julho e 4 de agosto, através de “um programa diversificado que desperta emoções”, frisou André Martins.
O autarca afirmou que o evento representa “uma das maiores e mais importantes feiras do país”, um dos motivos pelos quais, sublinhou, o Município de Setúbal tem “investido fortemente neste certame, designadamente na requalificação do espaço onde se realiza, reconhecendo a sua importância cultural e económica”.
Mais de três dezenas de concertos, cerca de 170 feirantes, dos quais 30 são divertimentos e outras três dezenas são espaços de restauração, constituem apenas parte do atrativo da Feira de Sant’Iago, que este ano tem como tema central “50 anos – 25 de Abril”.
Excesso, Soraia Ramos, Mastiksoul, Badoxa, Big Up, Supa Squad, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Nininho Vaz Maia são apenas alguns dos artistas que sobem ao Palco Sant’Iago, um dos dois, juntamente com o Palco Encontros, que acolhem o programa musical para os 11 dias do certame.
“A programação musical foi cuidadosamente elaborada para agradar a todos os gostos e idades”, salientou André Martins durante a apresentação oficial, cerimónia na qual também marcaram presença o vereador da Cultura, Pedro Pina, o diretor do Departamento de Cultura, Luís Liberato, e o diretor da feira, Mário Correia.
A Feira de Sant’Iago, que, como sempre, é de entrada gratuita ao público, apresenta, no pavilhão da Câmara Municipal, uma exposição subordinada às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
A mostra, integrada nas comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril, programa municipal a decorrer ao longo do ano e designado por “Venham Mais Vinte e Cincos”, foi especialmente montada para recuperar diferentes momentos da revolução e do PREC, revelando, em particular, a forma como foram vividos em Setúbal.
“Não podíamos deixar de assinalar na Feira de Sant’Iago, epicentro das festas do Município, aquilo que nos traz aqui de uma forma livre, que são os 50 anos do 25 de Abril”, salientou Pedro Pina.
O vereador da Cultura realçou, igualmente, que a organização do certame teve também a preocupação de manter “os momentos de destaque da edição de 2023, nomeadamente a Feira do Livro e do Vinil, que foi uma iniciativa muito relevante, e o Pavilhão das Manteigadas, que recebe novos desafios, sobretudo com o envolvimento do movimento associativo e a requalificação do próprio espaço, que está cada vez mais aprazível”.
Entre a vasta programação de atividades, sobressaem, ainda, um espaço de jogos tradicionais, um slide, demonstrações de showcooking, a que se juntam, na área das diversões, um novo desafio para os mais audazes, que atinge os 42 metros de altura.
“Todos os anos tentamos trazer novos divertimentos à feira, mantendo a atratividade, principalmente para o público mais jovem, e este [com 42 metros de altura] representou um desafio adicional para a equipa da organização conseguir enquadra-lo na vasta oferta que já existe”, frisou Mário Correia.
A organização de um certame com estas dimensões só é possível com o apoio de várias entidades, com o presidente da Câmara Municipal, André Martins, a “destacar e agradecer o apoio institucional das juntas de freguesia” do concelho.
A apresentação da edição de 2024 da Feira de Sant’Iago contou igualmente com as presenças alguns dos artistas do cartaz musical, nomeadamente Masrtiksoul, Badoxa e Melão, da banda Excesso.
Comum a todos está a proximidade e o amor a Setúbal, com Melão a frisar que a atuação no certame “será um momento muitíssimo especial poder estar em palco para amigos e família”, até porque, acrescentou “não foi por acaso” que escolheu a cidade sadina como local para viver.
O Parque Sant’Iago, que tradicionalmente recebe o certame, é servido por dois parques de estacionamento ordenado e gratuito, um junto do recinto e, o outro, na Avenida Teixeira do Vale.
A Carris Metropolitana vai reforçar o serviço de autocarros de e para o Parque Sant’Iago durante o período de feira, a qual está aberta ao público das 18h00 à 01h00 de segunda a quinta-feira, encerrando às 02h00 à sexta-feira.
Ao sábado o recinto está de portas abertas das 16h00 às 02h00, sendo que encerra à 01h00 ao domingo.
O programa completo de concertos e de atividades, assim como todas as informações essenciais sobre a Feira de Sant’Iago estão disponíveis em www.feiradesantiago.pt e através de app para dispositivos móveis (disponível aqui), tanto em plataformas iOS, como Android.