A Feira de Sant’Iago termina este domingo, mas das 16h00 às 01h00 ainda é tempo de aproveitar tudo o que certame tem para oferecer – das farturas ao artesanato. Fique a par deste guia essencial para as últimas horas na feira.
Comer
O único restaurante da feira chama-se Serrano e Santos, é de Portalegre, e estaciona todos os anos no mesmo sítio. A especialidade é o frango assado, mas também tem lombinhos e pratos de peixe, com a possibilidade de se jantar numa varanda. Quem preferir um petisco mais leve pode sempre ir ao Pátio dos Sabores, onde há choco frito à setubalense, comida romena e cabo-verdiana, por exemplo. Como sobremesa, a sugestão recai sobre as gulosas farturas da Luizinha, que há mais de 40 anos deliciam gerações.
Comprar
Para fazer compras de última hora, a Mostra de Artesanato é o local ideal. Tem esculturas em pedra da Arrábida, bijuterias de autor feitas à mão e cervejas artesanais setubalenses. Já na Rua dos Produtos Regionais, a oferta passa por licores, moscatéis, vinhos e doces da região - e de outras zonas do país. Oportunidades de compras mais culturais encontram-se na Feira do Livro, onde há uma seleção de livros a 1 e 5 euros, também para crianças. Um pouco por toda a feira, de resto, não faltam tendas para comprar de tudo um pouco, inclusive loiça de barro e brinquedos para as crianças.
Fazer
Antes de a Feira de Sant’Iago terminar vale a pena passar, ainda, pela animada zona dos carrosséis, onde se pode andar de montanha russa ou carrinhos de choque. Ou, então, na mais tranquila zona do miradouro, para andar de pónei e a cavalo com a academia equestre A Ninfa, de Brejos de Azeitão. Quem quiser experimentar sensações mais radicais pode ainda descer os 140 metros do slide que atravessa o recinto da feira, e no final subir à roda gigante, de 28 metros, para um passeio com vista para todo o recinto. Antes da despedida, convém guardar tempo para ir para a fila da Bolacha Piedade, cuja iguaria é capaz de prolongar o gosto da feira até ao próximo ano.