Jovens artistas setubalenses vão estar a pintar 16 painéis no recinto da Feira de Sant’Iago, frente ao Espaço dos Sentidos, até ao dia 4 de agosto. O tema deste ano é “Setúbal, Terra de Peixe”.
A Feira de Sant’Iago está transformada numa galeria de arte urbana a céu aberto, em frente à tenda do Espaço dos Sentidos. A iniciativa chama-se 265 Juventude Inquieta Sant’Iago com Arte na Rua e vai prolongar-se até ao dia 4 de agosto, com a presença de 16 artistas. Sónia Margarido – conhecida pelo nome artístico Sónia Trópicos - foi um dos participantes que estiveram a pintar sob o tema “Setúbal, Terra de Peixe”.
“Setúbal é terra de peixe, mas é muito mais do que isso e eu acho que o que carateriza a terra são as pessoas. Estou a pintar o mar, que é muito importante para nós, mas o que quero salientar neste painel são duas mulheres que foram muito importantes na literatura de Setúbal e também como feministas ativistas: Ana de Castro Osório e Maria Olga de Moraes Sarmento”, explica a ilustradora de 28 anos.
O resultado, que já se pode ver naquela galeria, mostra os retratos daquelas personalidades dispostos lado a lado, com a presença do mar e um céu estrelado. Pintado numa noite com materiais que Sónia arranjou por conta própria, este é um dos 16 painéis que compõem a galeria 265 Juventude Inquieta Sant’Iago com Arte na Rua, e que provavelmente serão colocados em substituição dos que estão no muro do Auditório José Afonso.
Sónia, formada em design gráfico, dedica-se especialmente à ilustração e cerâmica e, este ano, tem tido oportunidade de pintar vários murais - além do da feira, pintou também um muro nas escadas que sobem para a Praceta Francisco Finura, no bairro do Viso, no âmbito do último voluntariado do Setúbal Mais Bonita. “Pintei um mural com gatos pretos e a Serra da Arrábida”, revelou.
A iniciativa 265 Juventude Inquieta Sant’Iago com Arte na Rua, organizada pela Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, vai prolongar-se até domingo, último dia da feira, com a presença de Plugs (este sábado) e de João Murta (domingo), a partir do final da tarde. Outro bom motivo para explorar aquela zona da Feira de Sant’Iago, dedicada mais um ano às artes.